Meditação Vipassana
Escrito em 19/03/2011 por Gisele de Menezes
Ao ser indagada sobre a vida, insatisfações e algumas outras questões profundas, decidi escrever sobre a experiência com a Meditação Vipassana.
Que bom saber que o mundo esta cheio de guerreiros que buscam uma vida plena! A questão colocada, para mim, é a grande questão da vida, e, exatamente aí vejo o ensinamento do Senhor Buddha. Esse é o caminho de Dhamma.
Por que não estamos satisfeitos com o presente como todos os outros seres viventes?
Nossa mente é absolutamente maravilhosa, criadora e poderosa! Ora, conseguir olhar para isso é a verdadeira meditação, é o caminho da iluminação, da erradicação do sofrimento, portanto, quem busca e indaga não quer pouco, entretanto facilmente somos arrastados pela diversidade infinita de nossa mente. Olhar para ela com paciência e compaixão, vem a ser o grande mérito. Uma vez que conseguimos por uma hora diária, ou duas vezes ao dia por uma hora, sentar, calar, fechar os olhos para o mundo la fora e observar, vamos então descobrir a impermanência de tudo.
A natureza é como é e não como gostaríamos que fosse. Aceitar esta lei da
natureza é uma questão de humildade. Confesso que para mim, é um grande desafio. Buscando isso me entreguei por 11 dias em “retreat to meditate”. A técnica do Senhor Buddha – Vipassana.
Foi muito difícil! foi realmente duro olhar para a mente e ver que, ou estamos lembrando coisas e acontecimentos, ou fazendo planos para o futuro. Pior ainda foi constatar que sequer conseguimos sentir que estamos vivos. Não é tarefa fácil! Alguém já falou que o caminho do Puro Ser não é o mais fácil, lembra?
O grande objetivo de nossa vinda para cá, ja foi atingido quando demos a
primeira respirada, o primeiro alento. Era simplesmene viver. Mais do que isso, mais do que viver e, cada instante vivo, é Presente e é impermanente.
Pois bem, após nos debatermos um pouco ao longo da vida, aprendemos que nada se consegue sem disciplina. Um belo caminho para o auto-conhecimento é a meditação.
Hoje indico a meditação Vipassana como uma breve introdução à melhor
viagem de nossas vidas. Este trabalho é desenvolvido amorosamente por centros muito bem preparados e espalhados pelo mundo inteiro.
Você pode imaginar um lugar onde pessoas cheias de compaixão e disciplina cuidarão de você por 11 dias para que você simplesmente se enxergue?
No Brasil, fica em um maravilhoso lugar próximo ao Rio de Janeiro. Programe-se e usufrua do caminho de Dhamma. O Senhor Buddha espera por nós na porta do paraíso.
May all beings be happy, be Harmony, be peacefull, be free, be liberated!
Mais artigos:
Tags: Blog Meditação Mente Vipassana
Comentários
Ahowww…. muito bom, passei pelos 11 dias a pouco tempo, transfomador, desafiante.
Valeu Gi, sempre trazendo boas informações.
Recomendo a todos que buscam o auto-conhecimento.
Bhavatu Sabba Mañgalam – Que Todos os Seres Sejam Felizes
Thomás Armani
04/05/2011
No reconhecimento da serenidade, alegria e amor, que são as fragrâncias do seu próprio coração puro, permaneça em silêncio… Mooji
Grande irmão Thomás!
Gisele de Menezes
04/05/2011